Sabe o que são fios de PDO e o que podem fazer pelo seu rosto?

Provavelmente, estará familiarizado com a palavra “lifting”. Mas já tinha ouvido falar de lifting com fios de PDO? Chamam-se assim por serem compostos de polidioxanona (um polímero sintético incolor, cristalino e biodegradável), que faz com que sejam 100% absorvíveis. A sua utilização promove, não só o efeito de lifting pretendido, mas tem o bónus de estimular a produção de colagénio.

Bem conhecidos entre os cirurgiões, os fios de PDO já eram usados como fios de sutura. Mas para esta sua inovadora utilização na estética, foram desenvolvidos modelos específicos para resultados extremamente eficazes, que permitissem combater: flacidez do rosto ou no pescoço, queda da sobrancelha, contorno do queixo, rugas periorais (ao redor da boca), entre outros.

As suas principais vantagens, são os resultados de lifting obtidos através de um procedimento não cirúrgico, que permite que volte imediatamente ao seu trabalho.

Qualquer pessoa pode fazer?

Este procedimento deve ser acordado com o médico especialista em dermatologia e estética, tendo em conta os objetivos de cada pessoa e a recomendação, ou não, para o realizar. Não é recomendado apenas durante a gravidez e amamentação, ou para pessoas com diabetes, hipertensão, doenças imunes não controladas, que façam uso de anticoagulantes ou que apresentem infeções na pele no local da aplicação.

Como funciona?

O procedimento demora cerca de 40 minutos e é realizado com anestesia local. São introduzidas pequenas agulhas que deixam o fio logo por baixo da pele. O fio é previamente escolhido pelo  médico, que determina com o paciente qual será o mais adequado para o objetivo, podendo ser usado mais de um modelo no tratamento (dependendo se o objetivo é levantar a pele, aumentar a produção de colagénio ou ambos).

E a seguir, o que se deve fazer?

Depois do procedimento, é possível retomar imediatamente a vida normal. O local da anestesia poderá apresentar pequenos hematomas mas, será possível disfarçar com maquilhagem. É importante evitar abrir muito a boca, massajar a pele, fumar ou deitar-se sobre a zona dos fios nas horas seguintes, bem como manter cuidados básicos de higiene prevenindo infeções no local.

Quando se notam os resultados?

Quando são utilizados fios de tração (para o efeito de “levantamento” ou lifting), notam-se resultados imediatos, sendo que ao fim de 15h a perceção será ainda melhor. Quem realiza o tratamento para melhoria da qualidade da pele, irá senti-los em aproximadamente 2 meses.

E quanto tempo duram os resultados?

Os fios são absorvidos em cerca de 6 a 8 meses, porém a fibrose gerada em torno de cada um ainda irá manter os resultados por mais algum tempo, durando até cerca de um ano.