Descrição geral:

Cirurgia realizada para correção das chamadas “orelhas de abano”, “orelhas aladas” ou orelhas proeminentes, bem como de outro tipo de alterações na forma das orelhas resultantes de traumatismos ou outras doenças. É a única cirurgia plástica recomendada a menores, podendo ser efetuada a partir dos 6 anos, com anestesia geral (ao contrário do adulto, que a poderá realizar com anestesia local).

Esta cirurgia estética é extremamente importante na construção e aumento da autoconfiança, sobretudo de crianças, muitas vezes vítimas de bullying por parte dos seus colegas. É, por isso, aconselhável, que a otoplastia seja realizada cedo, preferencialmente em idade pré-escolar.

FAQS

Como identificar as “orelhas de abano”?

As “orelhas de abano” são caracterizadas por orelhas que estão afastadas da cabeça. O tamanho não é o fator crucial na sua identificação, mas sim este afastamento.

Em que casos se deverá recorrer à otoplastia?

A otoplastia pode ser a solução ideal em casos de “orelhas de abano”, de forma a melhorar a estética geral do rosto da pessoa, mas também em adultos que, por exemplo, necessitem de alterar o formato das suas orelhas para poderem utilizar próteses auditivas.

Quanto tempo de recuperação tem a otoplastia?

Em média, 5 a 7 dias. No entanto, cada paciente é diferente. É necessário usar uma compressa elástica na zona operada durante um período definido pelo cirurgião, bem como evitar desportos de impacto e esforços físicos.

É necessário ficar internado(a)?

Depende. Poderá ficar em ambulatório ou ter um internamento de curta duração, geralmente de 1 a 3 dias. Na maioria dos casos, consiste em apenas 1 noite.

A cicatriz é visível?

As cicatrizes são muito pouco visíveis, já que se situam na zona posterior da orelha.

Medicos relacionados com este tratamento

Agende já a sua consulta
Agendamento

Após o envio do formulário reberá um email a confirmar a disponibilidade para se realizar a consulta

icon menu clinica liberty