Lipoescultura

Categories

Em que consiste?

A Lipoaspiração é, uma intervenção que consiste na aspiração da gordura acumulada, através de finas cânulas cirúrgicas que estão ligadas a uma máquina de alto vácuo. Para introduzir as cânulas, são feitas pequeníssimas incisões, pelo que as possíveis cicatrizes são praticamente impercetíveis. De uma maneira geral, a intervenção realiza-se sob anestesia local e sedação, embora possa variar segundo as características próprias de cada paciente e da área a tratar. 

Esta intervenção pode durar de 30 minutos a 2 horas e é sempre feita num bloco operatório hospitalar, perfeitamente equipado para garantir todas as medidas de assepsia e segurança. Uma vez realizada a operação, coloca-se uma ligadura de compressão que ajudará a pele a adaptar-se ao novo volume e contorno corporal. Esta ligadura pode retirar-se ao fim de poucos dias. Para potenciar este efeito é aconselhável utilizar durante algum tempo peças de roupa elásticas ou com compressão, como cintas ou meias apropriadas. É normal que apareçam hematomas e inflamação na área tratada que vão desaparecendo progressivamente.

 Recomendação médica

A melhor opção para eliminar acumulações de tecido adiposo é a Lipoaspiração ou Lipoescultura.

Esta intervenção não é um tratamento de obesidade. O seu objetivo é corrigir as regiões concretas que apresentam gordura acumulada, que não se desfazem nem com exercício físico nem com dietas. Através desta técnica, pode extrair-se a gordura de diferentes partes do corpo. Nas mulheres é frequente intervir nas zonas das ancas e glúteos, enquanto que nos homens é usual operar no abdómen, flancos e papada.

 Resultados

Os resultados serão mais visíveis passados alguns meses, já que a perda de volume e a remodelação da pele se vai produzindo de forma continua e progressiva. Os resultados são uma melhoria notável da linha corporal e uma silhueta mais harmoniosa. Habitualmente, os pacientes podem voltar à sua vida normal em poucos dias.

 Perguntas frequentes

O procedimento obriga a internamento? 

Na maior parte dos casos não. É frequentemente uma intervenção realizada em ambulatório.

No entanto, em função das áreas e volume aspirado, condicionalismos específicos da saúde do paciente ou até mesmo a hora agendada para a intervenção, o paciente pode ser aconselhado a permanecer uma noite no hospital em que operamos.

O tratamento deixa marcas? 

As incisões das cânulas, para a aspiração da gordura localizada são mínimas, já que as cânulas são muito pequenas (de 3-4 milímetros) o que tornará as marcas impercetíveis ao final de poucas semanas.

Existe algum cuidado especial após o tratamento? 
No decorrer da 1ª semana não se recomendam duches de imersão, apenas duches rápidos. No primeiro mês, deverá utilizar uma cinta ou meias de compressão para potenciar o efeito da lipoaspiração. É muito importante estar presente nas consultas de seguimento agendas pelo cirurgião, já que na Clínica Liberty levamos a cabo um controlo pós-operatório muito cuidado, tendo em vista a sua segurança e a nossa tranquilidade como profissionais médicos. Pode viajar sem problemas, mas a atividade desportiva deverá ficar suspensa pelo menos durante 3 semanas após a intervenção. É importante evitar o sol na área operada durante, pelo menos, 1 mês depois do tratamento para evitar o aparecimento de manchas.

Posso voltar a ter celulite se engordar? 

A lipoaspiração elimina o excesso das células gorduras localizadas e os seus resultados podem ser permanentes sempre que se respeitar uma dieta equilibrada e quando se praticar algum exercício regular físico. Ainda assim e se engordar, esse aumento de peso dar-se-á em todo o corpo e não apenas nos “depósitos” de gordura localizada.