Tempo de recuperação:

1 – 2 semanas

Tipo

Cirugia

Em que consiste?

As infiltrações médicas de toxina botulínica, são um tratamento que promove o relaxamento dos músculos faciais nas zonas onde é aplicado. Assim, ao aplicarmos este tratamento, os músculos não se contraem e a pele permanece lisa e uniforme, reduzindo consideravelmente as rugas de expressão. Esta técnica é altamente segura, baseando-se na utilização da toxina botulínica purificada, que é aplicada em doses mínimas e inócuas. Trata-se de uma proteína que irá inibir a produção neuro-transmissora, responsável pelo impulso nervoso e que realiza a contração muscular. 

O tratamento consiste na infiltração do produto em pontos concretos da parte superior do rosto, através de finíssimas injeções. A aplicação produz um pequeno incómodo e permite bloquear a transmissão nervosa que contrai os músculos quando gesticula. Em geral, e como em cada aplicação são injetadas doses muito pequenas de produto, este tratamento não tem efeitos secundários. Ainda assim, em alguns casos pode aparecer um pequeno hematoma nos pontos onde é aplicado, mas que acaba por desaparecer em pouco tempo e poderá ser corrigido com maquilhagem.

Além disso, a Clínica Liberty, tem à sua disposição vários tratamentos combinados de harmonização facial, para ter um rosto mais jovem e descansado por mais tempo. 

Trata-se de uma combinação da aplicação de infiltrações de substâncias médicas, com recurso à utilização de medicamentos que provocam o relaxamento das rugas, e ácido hialurónico reticulado de última geração. Por um lado, este tratamento atua nas rugas de expressão, por outro atua nas pregas cutâneas instaladas, preenchendo-as com a aplicação do ácido hialurónico. Está muito indicado para, por exemplo, a zona peribucal, as rugas existentes entre-sobrancelhas e pés de galinha. 

Além de ficar mais bonito, estes tratamentos vão ajudá-lo a manter a sua beleza no futuro, já que esta aplicação combinada evita que as rugas se estabilizem. Mais, o ácido hialurónico, enquanto substância, é muito benéfico para nutrir o tecido dérmico. Será um travão para o envelhecimento no seu rosto!


Recomendação médica

O tratamento é muito rápido e o paciente, que não tem de fazer nenhuma preparação especial antes do tratamento, não interrompe as suas atividades diárias. No entanto, o paciente deve seguir alguns conselhos após o tratamento tais como: não apanhar sol, não massajar a zona e não fazer movimentos bruscos. 


Resultados

As rugas de expressão são um dos primeiros sintomas de envelhecimento e são também as rugas mais visíveis, já que costumam estar situadas em locais estratégicos do rosto: testa, contorno dos olhos, fontes, etc. Atualmente, a medicina estética dispõe de tratamentos muitos eficazes para as eliminar, destacando-se entre os mais relevantes, as infiltrações regulares de substâncias médicas com efeito relaxante. 

Os resultados são muito positivos, atenuam a progressão das rugas de expressão, em especial na faixa etária dos 30-45 anos, que se vão formando com o passar dos anos. Tudo isto ocorrerá sem que se altere a expressão natural do rosto, mantendo e contribuindo para um aspeto mais jovem, descansado e sobretudo saudável.

Os efeitos do tratamento são reversíveis e a sua duração aproximada ronda os 4 a 6 meses, nessa altura os músculos tratados voltarão a recuperar, progressivamente, a sua capacidade de movimento. No entanto, com o acumular de várias aplicações, os resultados tendem a ser mais duradouros, pois o corpo habitua-se à substância e não a desintegra com tanta rapidez.

Teme feitos secundários? 

De um modo geral, e dado que para a aplicação, o produto é inoculado em doses muito baixas, não tem efeitos secundários. No entanto, por vezes pode acontecer um pequeno hematoma no ponto de aplicação, que se corrige com maquilhagem e que desaparece em poucos dias.

É definitivo? 

Não. Se deixar de aplicar, os músculos voltam a ganhar a capacidade de se contraírem e formarem a ruga.

Quanto tempo pode durar? 

Os efeitos do tratamento duram entre 4 a 6 meses. No entanto, à medida que se vão fazendo mais aplicações, o seu efeito dura mais tempo, porque o corpo não assimila a substância tão rapidamente. Se combinado com a aplicação do ácido hialurónico, poderá durar até 9 meses.

Tem riscos?

É um tratamento médico testado e absolutamente seguro, com um grau de satisfação muito grande. No entanto, pode acontecer um pequeno hematoma na zona da aplicação, algum ligeiro eritema e dor de cabeça passageira.