Descrição geral:

A blefaroplastia é a terceira cirurgia plástica mais realizada em todo o mundo, dedicando-se à redução dos papos dos olhos (pálpebras inferiores, superiores ou ambas).

A sua realização pode mudar muito a expressão do rosto e do olhar, devolvendo ao mesmo tempo alguma leveza, enquanto a renova. Pelo impacto que tem no mesmo, é sempre aconselhável que seja realizada uma avaliação com um profissional, de forma a garantir que é a melhor opção para o caso.

Os papos nos olhos não são algo que possa ser disfarçado com maquilhagem, pelo que, quem sofre com os mesmos acaba por optar pela cirurgia, procurando evitar um semblante que pareça mais envelhecido e triste.

Embora associados aos efeitos da idade e da gravidade, já que com o avançar dos anos a pele descai, perdendo elasticidade e gordura, os papos nos olhos não são exclusivos de nenhuma faixa etária ou sexo, podendo ocorrer em diversos casos.

A blefaroplastia é um procedimento pouco invasivo, que remodela a pálpebra superior e/ou inferior através da remoção do excesso de pele acumulada na zona.

FAQS

A blefaroplastia é realizada exclusivamente por motivos estéticos?

Não. A blefaroplastia poderá ter objetivos funcionais, permitindo, por exemplo, voltar a aumentar o campo de visão. É comum que as pálpebras superiores ao descaírem interfiram com o mesmo.

Como é o procedimento e a recuperação da blefaroplastia?

A blefaroplastia é realizada com anestesia local ou sedação e habitualmente não necessita de internamento.

A blefaroplastia é recomendada a todas as pessoas que a pretendam realizar?

Deverá ser realizada apenas com indicação de especialista, após avaliação da pessoa. Caso seja a opção recomendada, o paciente deverá ser saudável, não fumador e não ter problemas de visão graves.