Abdominoplastia

Em que consiste?

A Abdominoplastia é levada a cabo sob anestesia general ou epidural. Realiza-se num bloco operatório adequadamente equipado e dura entre 1 a 2 horas. Existem diversas técnicas a aplicar, em função do caso, situação que será explicada de forma clara a compreensível pelo nosso médico-cirurgião. Habitualmente, a incisão realiza-se acima da região púbica, o que deixará a cicatriz debaixo da roupa interior ou fato de banho.

A pele é libertada, esticada e a parede muscular restaurada. Requer um internamento de 1 dia.

 Recomendação médica

A abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é uma intervenção cirúrgica estética indicada para pessoas que, não sendo obesas, apresentem uma acumulação de gorduras, excesso de pele e relaxamento dos músculos da parede abdominal, que não melhoram com a dieta nem com o exercício. Também é indicada para um descolamento abdominal que pode aparecer depois de um aumento e uma perda de peso posterior. É muito frequente indicar a intervenção a mulheres que já tiveram um ou mais filhos. Antes da intervenção, o cirurgião plástico avaliará o aspeto local do abdómen – acumulação de gordura, estado da pele e relaxamento da musculatura, assim como o estado de saúde do paciente.

 Resultados

O período de internamento poderá ser de 24 a 48 horas. O paciente deverá utilizar uma cinta especial durante as primeiras semanas de pós-operatório, que aliviará a dor e a natural inflamação abdominal. É adequado fazer algum repouso, seguindo sempre as indicações dos nossos médicos-especialistas. O Cirurgião Plástico fará o acompanhamento do caso nas consultas de pós-operatório expressamente incluídas para esse efeito. Os resultados costumam ser muito satisfatórios e permanentes. Aconselha-se o paciente a manter o seu peso e uma alimentação cuidada para a obtenção dos melhores resultados.

 Perguntas frequentes

Ficarei com marcas? 


No que se refere às cicatrizes à volta do umbigo e abdómen inferior tendem a melhorar muito com o passar do tempo.

Há que ter em conta que a cicatrização depende muito das especificidades da pele de cada pessoa e de aspetos externos, como, por exemplo, o tabaco, por isso é muito importante deixar de fumar semanas antes da intervenção para facilitar a cicatrização dos tecidos. Regra geral, as cicatrizes desta intervenção localizam-se em zonas discretas, como o baixo-ventre, pelo que não serão visíveis com o biquíni, fato de banho ou calções de homem.

Quanto tempo leva a recuperação? 

Dependerá do estado físico do paciente antes da operação. Há pessoas que ao fim de 1 semana estão de volta à rotina, sem esforços físicos. Há outras que podem demorar um pouco mais de 2. É muito importante a pessoa seguir as indicações do médico-especialista relativamente aos cuidados de pós-operatório, para facilitar e reduzir o tempo de recuperação.

E se quiser ter mais filhos? 

Uma futura gravidez poderá levar a uma perda da definição da zona abdominal, obtida com a cirurgia. Mas o facto de a pessoa ter sido operada não constitui qualquer impedimento para uma futura gravidez.

Medicos relacionados com este tratamento

Agende já a sua consulta
Agendamento

Após o envio do formulário reberá um email a confirmar a disponibilidade para se realizar a consulta

icon menu clinica liberty