Especialistas de referência nas suas áreas de atuação
A Clínica Liberty conta com 3 médicos doutorados, 1 doutoranda, 4 cirurgiões e uma equipa humana extraordinária
Diagnóstico Profissional. Planos de Tratamento 100% personalizados.
Os pacientes da Clínica Liberty sabem que a nossa filosofia é recebê-los, consultá-los, tratá-los e aconselhá-los como gostaríamos que nos fizessem a nós e aos nossos familiares.
Na nossa equipa, contamos com profissionais extraordinários, currículos internacionais e, sobretudo, seres humanos de excepção.
MEDICINA ESTÉTICA
A Medicina Estética é a área de especialização da Medicina que se dedica ao tratamento e melhoria dos aspectos estéticos do rosto e corpo, de forma não-cirúrgica (Aesthetic Medicine em Inglês).
As consultas de Medicina Estética actuam na prevenção e tratamento dos sinais de envelhecimento da pele. Também corrigem e melhoram aspectos estéticos faciais e corporais, como celulite, reposição de volume e firmeza facial e corporal.
O médico estético é um especialista presente e importante em várias fases da nossa vida: início da vida adulta, para corrigir assimetrias, tratamento da acne e suas sequelas e tratamento de celulite e gordura localizada.
A partir dos 30 anos surgem as preocupações com prevenção e tratamento das primeiras rugas.
Depois dos 35 a 40 anos há um grande incremento na procura desta pespecialidade, tanto em homens como mulheres, com o objectivo de tratar, atenuar e prevenir os sinais mais marcados do envelhecimento. Também a consciência do próprio é mais marcada, levando a que aquelas correcções estéticas há muito desejadas, mas que ainda não tinham sido feitas, sejam finalmente levadas a cabo. É muito frequente o tratamento das maçãs do rosto e mandíbula (harmonização facial), aumento dos lábios ou correcção do volume corporal, como por exemplo harmonização dos glúteos.
À medida que a idade avança, também as queixas e potenciais áreas de intervenção aumentam. Os lentigos (manchas que aparecem associadas à idade), couperose, queda das pálpebras (ptose) assimetrias e descaimento da pele (flacidez) são apenas algumas das razões que trazem os pacientes com mais de 60 anos à nossa consulta.
Conteúdo:
Quais são as áreas de actuação da medicina estética?
Esta área da medicina (em Portugal é uma especialização, sob a forma de pós-graduação) diagnostica, trata e ajuda a prevenir o envelhecimento da pele, adereçando rugas, irregularidades, assimetrias, correcção de volume e flacidez no rosto, mas também noutras áreas como mãos, decote, pescoço, braços, pernas e glúteos. É também os especialistas desta área que deve procurar, se a preocupação é o tratamento de gorduras localizadas ou celulite. Manchas, melasma, lentigos, couperose, atenuar marcas, estrias e cicatrizes btambém são do âmbito desta área clínica.
No quadro das suas principais atribuições, destacam-se as seguintes:
- Diagnóstico clínico: avaliação clínica e realização de exames complementares, se necessário;
- Planeamento personalizadode tratamento: com base no diagnóstico do paciente e depois de ouvidas as suas expectativas, elaborar um plano de tratamento ajustado a cada caso;
- Realização do tratamento: em um acto ou vários, de acordo com o previamente estabelecido, realizar o tratamento com recurso às técnicas mais adequadas para cada caso (infiltrações, laser, radiofrequência, peeling, luz pulsada, fios, etc).
- Acompanhamento clínico dos pacientes: acompanhar o paciente entre sessões e fazer o follow-up do tratamento e seus resultados.
Quais as zonas que são tratadas pela medicina estética?
Esta especialidade actua na prevenção, diagnóstico e tratamento estético no rosto e no corpo.
Alguns dos problemas mais comuns tratados por esta área clínica são: rugas e rídulas, machas castanhas, manchas vermelhas, flacidez, perda ou excesso de volume, assimetrias, celulite, qualidade geral da pele.
Em que áreas actua a Medicina Estética?
Esta especialidade, como já referimos, actua em várias áreas. Especificamos:
1. Rugas faciais
Esta é uma das maiores procuras dentro da médicina estética. Desede as primeiras rídulas ou até a prevenção das rugas, até a rugas bastante profundas com ou sem tratamento prévio, há um grande número de pacientes que, em todo o mundo, procuram prevenir, atenuar ou mesmo fazer desaparecer certas rugas, como os "pés de galinha", rugas de espressão, ou "de preocupação" da testa, sulcos naso-genianos, rugas da maioneta, "bunny lines", "bigode do chinês", etc.
2. Alterações da pigmentação da peleQuando o paciente tem alteração da tonalidade da pele, por causa de manchas, melasmas ou cloasmas, envelhecimento, lentigos e sinais, ou pigmentação vascular, rosácea e couperose, esta também é a área clínica a consultar.
3. Alterações da textura e aspecto da pele
No final da adolescência e início da vida adulta há um incremento da procura desta especialidade por pacientes que sofreram ou ainda sofrem de acne e gostariam de ter uma pele mais saudável e uniforme. Esta especialidade foca-se em tratamentos essencialmente localizados, realizados de fora para dentro e consegue ajudar os pacientes a ter uma pele mais bonita e saudável.
Hábitos tabágicos levam a uma pele tipicamente macilenta e baça. Na medicina estética, é possível ajudar estes pacientes a obterem uma pele mais brilhante e saudável.
Também a idade avançada, a história de acne e/ou pele oleosa tendem a levar a um envelhecimento da pele com marcas, poros dilatados e aspecto de pele grossa. Os peelings químicos, tratamentos com laser e com luz pulsada ajudam muito a melhorar estes casos.
4. Celulite e gordura localizada
Em todas as idades há homens e mulheres que procuram esta especialidade para tratar, reduzir e eliminar gorduras localizadas. As áreas mais comuns são a barriga, braços e coxas no caso das mulheres e a barriga, flancos e dorso no caso dos homens. A procura de tratamento para papada ou duplo queixo é comum a ambos os sexos e acompanha todas as etapas da vida dos pacientes.
No caso específico das mulheres, há uma procura muito significativa de tratamento para a celulite, essencialmente em coxas e glúteos, mas também se encontram casos de celulite na zona dos braços e abdómen. Os tratamentos com termolipólise, criolipóslise, mesoterapia lipolítica e termosudação têm resultados particularmete satisfatórios nestes casos. De referir que embora se trate de uma queixa de mulheres de todas as idades, a verdade é que a celulite está particularmete associada a mulheres jovens, tendo relação com as características hormonais das mesmas. Quando as queixas de celulite nos chegam de pessoas a partid os 50 anos, frequentemente estamos perante um quadro de flacidez, com ou sem gordura localizada associada, que também tem tratamento, mas cujo protocolo estabelecido pelo médico será adequado a esse problema e pode requerer uma abordagem mais elaborada.
5. Flacidez do rosto, mãos e decote
A principal razão para a flacidez nestas áreas é o envelhecimento, mas outros factores, como genética, cuidados da pele e patologias ou hábitos, como o tabagismo, podem contribuir ou ser grandes responsáveis por este problema.
Quando os médicos encontram uma flacidez associada à perda de volume, uma das técnicas mais utilizadas é a revolumização da área, que pode ser realizadas com recurso aos preenchimentos de ácido hialurónico.
Dependendo do grau de flacidez aferido, os profissionais de medicna estética poderão indicar tratamentos que estimulam a pele como o IPL ou a radiofrequência. Tratando-se de casos de maior flacidez, pode estar indicado o tratamento com agentes bioestimuladores de colagénio infiltrados - Radiesse, Sculptra, Lenisna, Juvelook ou HarmonyCa. A aplicação de fios de revitalização ou tensores - fios PDO, pode também ser indicada.
Por fim, se o quadro clínico for de uma flacidez muito relevante, pode ser indicado discutir uma técnica de lifting, numa consulta conjunta com os colegas da especialidade de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva.
6. Flacidez corporal
A flacidez corpora, apresenta-se, essenciamente, com três origens:
Gravidez - Perda de peso após uma gravidez
Perda de peso- por dieta ou motivos de saúde
Por idade - a pele vai perdendo elasticidade com o envelhecimento
Existem à disposição desta área clínica várias técnicas que permitem tratar a flacidez da pele: massagens, radiofrequência multipolar, mesoterapia específica e bioestimuladores corporais.
7. "Olhar triste"
Os pacientes que nos procuram com olheiras, bolsas nas pálpebras, rugas de expressão e perda de volume na zona das maçãs do rosto, comentam muitas vezes com os nossos médicos estéticos que as pessoas lhes costumam dizer que parecem tristes.
De facto, está estudado que sinais de envelhecimento como bolsas nas pálpebras, rugas de expressão e perda de volume na zona das maçãs do rosto contribuem para a imagem de uma pessoa triste ou zangada. No caso das olheiras, que podem surgir em qualquer fase da vida, mas são muito comuns em pacientes jovens, elas contrinuem para um ar não descansado e triste, mesmo que não seja o caso.
A medicina estética dispõe de várias técnicas de tratamento que permitem etenuar significativamente, nalguns casos, eliminar esse tipo de problemas, resolvendo assim o estigma a que estes pacientes ficavam sujeitos.
Alguns dos tratamentos mais comuns para estes problemas são: infiltrações de toxina purificada, preenchimento de ácido hialurónico, bioestimuladores de colagénio, péptidos biomiméticos e peelings.
Quando procurar uma consulta de Medicina Estética?
Lista de tratamentos:
Recordamos que antes de se dar início a qualquer tratamento, é imprescindível ser levado a cabo um diagnóstico exaustivo do paciente, do que o incomoda e das suas expectativas. Em suma, e particularmente em medicina estética, o tratamento indicado à sua amiga, ao marido, ou ao influencer que acompanha nas redes sociais pode não ser o mais indicado para o paciente que nos vem consultar. Em linhas gerais, e a título informativo, estes são os tratamentos mais frequentes associados a esta área da medicina e pelos quais deve procurar uma consulta:
- Rugas de expressão
- Manchas castanhas
- Rosácea e couperose
- Pele baça
- Poros dilatados
- Acne e pele oleosa
- Rugas e Rídulas
- Flacidez geral ou localizada
- Pálpebas descaídas
- Olheiras
- Sorriso gengival
- Papada ou duplo queixo
- Queixo retraído
- Lábio assimétrico, fino ou com um volume inferior o pretendido
- Celulite e gordura localizada
- Flacidez corporal
- Estrias e cicatrizes
- Prevenção do envelhecimento da pele
Como é uma consulta de Medicina Estética?
A história clínica passa por conhecer o paciente e ouvir quais são os seus objectivos, assim como examinar detalhadamente a área ou problema a tratar.
Depois de colhida a história clínica, o médico examina o paciente. Em caso de pacientes com história de tratamentos ou cirurgias prévias, pode ser necessário obter detalhes do procedimentos, técnicas e produtos utilizados no passado, para assegura que os mesmos não interferem com o bom resultado do tratamento a realizar.
Depois de concluído o diagnóstico, o médico, em conjunto com o paciente, estabelecerá o plano de tratamento. Tratamentos com abordagem mais simples como infiltrações de toxina ou preenchimentos de ácido hialurónico, entre outros, são passíveis de ser realizados no âmbito da consulta de diagnóstico se, havendo disponibilidade de agenda, o paciente assim o desejar. Outros tratamentos podem requerer preparação prévia ou tempo de recuperação e devem ser programados dentro da disponilidade do paciente e do médico.
Que exames são habitualmente pedidos pela medicina estética?
Habitualmente, esta área da medicina realiza exames "de visu". No entanto, alguns casos, pela sua complexidade ou história de patologias e/ou tratamentos anteriores podem necessitar de exames complementares. De uma forma geral, são poucos frequentes, mas podem ser pedidos, em alguns casos os seguintes:
Análises clínicas
Referência dos produtos/ tratamentos/ cirurgias realizados no passado
Relatório do médico assistente
TAC
Recordamos: A função dos exames é aumentar a precisão ao nível da investigação de um quadro clínico particular e permitir um diagnóstico e plano de tratamento personalizado e o mais seguro possível para cada paciente. Mas, estes apenas fazem sentido quando os profissional de saúde os solicita e integrados numa história clínica completa de cada paciente.
A Clínica Liberty disponibiliza a opção consulta videochamada para esta especialidade?
Sim. Na Clínica Liberty privilegiamos sempre o contacto pessoal, mas, se por motivos de distância geográfica ou incompatibilidade laboral, não se conseguir deslocar à nossa clínica, pode informar as nossas assistentes e pedir o agendamento de uma consulta por videochamada.
No entanto, para tratamentos de medicina estética, esta consulta apenas permite tirar dúvidas sobre o tratamento e aplicação/ riscos do mesmo para o paciente em função da sua história clínica. Detalhes como o nível de correcção de rugas, manchas, assimetria, volume, só podem ser programados adequadamente depois de observado o paciente presencialmente.
Ainda assim, para pessoas com dificuldades muito relevantes de deslocação ou agenda, pode ser o instrumento adequado de forma a directamente programar o tratamento para a data da sua deslocação à clínica.
É muito importante que nos faculte o máximo de dados possível, quando fizer a marcação. Se tiver exames ou medicação relevantes, não se esqueça de mencionar também.Se necessitar de indicações prévias, ou preparação específica, os mesmos serão englobados no seu plano de tratamento, que lhe permitirá obter um orçamento personalizado.
Em resumo, o âmbito de actuação do médico estético é bastante amplo e engloba a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das questões estéticas da pele e do corpo.
Recomendamos que marque uma consulta desta especialidade se pretender prevenir o envelhecimento, tratar marcas da idade, assimetrias ou melhorar o seu aspecto quer a nível facial, quer corporal.
A Dr.ª Mariana Krapf, formou-se em Medicina e especializou-se em Dermatologia pela Universidade Federal do Fronteira Sul, Brasil.
- Dermatologia
- Medicina Estética
- Hiperidrose
A Dr.ª Laura Fidalgo Ribeiro, formou-se em Medicina pela Universidade do Porto. Pós-graduada em Medicina Estética pela Universidade de Alcalá, Madrid, Espanha.
- Medicina Estética
- Hiperidrose
- Medicina Geral e Familiar
A Dr.ª Blagovesta (Betty) Karashova, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Sófia, Bulgária. É atualmente doutoranda em Medicina pela Universidade de Sófia, Bulgária. Pós-graduada em Medicina Estética pela Universidade de Alcalá, Madrid, Espanha.
- Medicina Estética
- Hiperidrose
- Medicina Geral e Familiar