Lifting Facial - Levantar a pele descaída do rosto
Cirurgias especialmente planeadas para pacientes que desejam resultados naturais, tempos operatórios curtos e os mais rápidos tempos de recuperação.
Lifting da Face - Intervenções planeadas, com tempos operatórios curtos e o mais rápido tempo de recuperação
Diagnóstico Profissional. Plano de Tratamento 100% personalizado.
A cirurgia de lifting é o ex-libris da cirurgia plástica. Reposiciona e molda os tecidos, removendo o excesso de pele através de incisões estratégicas.
A evolução das técnicas cirúrgicas tornou-as mais curtas, mais simples e até menos invasivas. Assim, boa parte destes procedimentos passou a ser realizada sob anestesia local ou sedação, permitindo que os pacientes consigam regressar a casa no dia da intervenção ou no dia seguinte.
Lifting - A cirurgia que retira a pele excessiva da cara e do pescoço
A flacidez do rosto e pescoço, causadas pelo envelhecimento ou por perdas acentuadas de peso, não podem ser disfarçadas com maquilhagem e, apesar de poder ser adiada por quem recorre a tratamentos de medicina estética, tem a sua resolução natural no lifting cirúrgico.
Embora associados aos efeitos da idade e da gravidade, já que com o avançar dos anos a pele descai, perdendo elasticidade e gordura, a flacidez da cara e pescoço não são exclusivos de nenhuma faixa etária ou sexo, podendo ocorrer em casos diversos.
LIFTING FACIAL
Em que consiste a cirurgia de lifting?
Normalmente esta operação dura 2 a 4 horas e realiza-se com com sedação ou anestesia geral, podendo ser necessário um internamento até 1 dias, em casos mais complexos.
As incisões necessárias para levar a cabo esta intervenção, realizam-se por dentro da linha do cabelo rodeando o lóbulo da orelha, subindo por detrás até ao couro cabeludo. Deste modo, as possíveis cicatrizes serão impercetíveis, uma vez que ficarão "escondidas" no cabelo e nas pregas naturais da pele.
Pode combinar-se com outras intervenções cirúrgicas?
O lifting pode combinar-se com outras cirurgias, como a Blefaroplastia (eliminação das bolsas dos olhos) ou Rinoplastia (correção do nariz) dependendo de características próprias do paciente e do problema a solucionar.
Por outro lado, pode fazer-se na totalidade da cara, o chamado Lifting Facial Completo, ou somente em determinadas zonas do rosto: o minilifting, tratando sobretudo o terço inferior e o pescoço.
Recomendação médica
O rosto é uma das partes do corpo onde os sinais de envelhecimento são mais visíveis. Isto deve-se ao facto de a cútis ser uma membrana muito delicada, que está exposta às agressões do meio ambiente (sol, frio, vento, etc). Além disto, os movimentos e a idade vão marcando as linhas de expressão até as converter em rugas pronunciadas.
O cirurgião plástico pedirá as análises necessárias e fará as recomendações que achar mais convenientes a cada paciente segundo as suas características.
Que resultados esperar?
No pós-operatório do Lifting, o paciente pode sofrer alguns incómodos provocados, sobretudo, pela sensação de inchaço e de falta de mobilidade facial.
Contudo, a possível não há, habitualmente, dor e o desconforto desaparece progressivamente. Em poucos dias retiram-se os pensos e em duas semanas o paciente pode voltar à sua atividade diária com normalidade, evitando a exposição prolongada ao sol, durante vários meses.
O resultado do estiramento facial devolve à pele um aspeto jovem, atingindo um rejuvenescimento notável do rosto.
FAQS
As cicatrizes ficam visíveis?
As incisões necessárias para levar a cabo esta intervenção são realizadas dentro da linha do cabelo, rodeiam o lóbulo da orelha e sobem por detrás desta até ao couro cabeludo. Deste modo, as possíveis cicatrizes serão impercetíveis já que ficarão escondidas no cabelo e nas cartilagens das orelhas.
Quando são retirados os pontos do lifting?
As ligaduras são retiradas cerca de 2 a 3 dias depois da intervenção; os pontos das pálpebras, após 4-5 dias; e os da cara e cabeça, após 7-8 dias.
Poderá perder-se sensibilidade na cara?
É normal que certas zonas da pele fiquem um bocadinho dormentes, logo depois da intervenção. Mas este efeito tem tendência a desaparecer ao fim de poucas semas.
Doutor Rodrigo Brigato, PhD, Cirurgião Plástico
O Doutor Rodrigo Brigato é Médico-Cirurgião Plástico, OM 63174 - Portugal, Secção Regional Sul.
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, em 1997. Concluiu o Internato de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela mesma Universidade em 2003.
Médico-especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica N° 90869 - Brasil - AMB e MEC, desde 2003.
Fellowship em Cirurgia Plástica na Università degli Studi di Milano, Itália, em 2008 e na Université de Montréal, Canadá, em 2010.
Concluiu o Doutoramento pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, em 2006. Pós-Doutorado pela mesma Universidade em 2010.
MBA Executivo em Saúde na Fundação Getúlio Vargas, Brasil, concluído em 2013.
Foi Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto, Brasil , de 2010 a 2020.
Médico-especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética - Colégio da Especialidade, Ordem dos Médicos - Portugal, desde 2017.
Pós-Graduação pela Escola de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, concluída em 2022.
Áreas de Diferenciação do Prof. Dr. Brigato:
Mama: correção de volume, posição e assimetria
Contorno corporal: abdómen e lipoaspiração
Face: pálpebras, lifting, nariz e orelhas
Outras áreas: tumores cutâneos, procedimentos minimamente invasivos.
Consultas realizadas em: português, inglês e francês.