ABDOMINOPLASTIA - Especialistas de Referência Internacional
Cirurgias especialmente planeadas para pacientes que desejam resultados naturais, tempos operatórios curtos e os tempos de recuperação mais reduzidos.
Abdominoplastia ou Dermolipectomia Abdominal - Intervenções planeadas, com tempos operatórios curtos e o mais rápido tempo de recuperação
Diagnóstico Profissional. Plano de Tratamento 100% personalizado.
A pele é libertada, esticada e a parede muscular restaurada.
A cirurgia de lifting da barriga é uma cirurgia que retira gordura, estrias e flacidez, reposicionando a pele abdominal, de forma a obter uma barriga mais lisa, firme e harmoniosa.
Está entre as cirurgias estéticas corporais mais pedidas após uma gravidez ou perda de peso substancial.
A evolução das técnicas cirúrgicas tornou-as mais curtas, mais simples e até menos invasivas. Assim,boa parte destes procedimentos passou a ser realizada sob anestesia local ou sedação, permitindo que os pacientes consigam regressar a casa no dia da intervenção ou no dia seguinte.
No que diz respeito aos tratamentos corporais, embora tenhamos pacientes que optem por soluções menos invasivas, como a criolipólise (eliminação de células gordas por congelação), termolipólise e péptidos biomiméticos (redução do volume dos adipósitos, por acção do calor ou de enzimas, respectivamente) não apresentam o mesmo tipo de resultados dos que as suas alternativas com recurso à cirurgia, como a abdominoplastia.
Muitos pacientes recorrem também ao departamento de Cirurgia Plástica da Clínica Liberty para cirurgias reconstrutivas, correções de cicatrizes e intervenções associadas a patologias detectadas por outras especialidades, como hérnias abdominais ou umbilicais, e que requerem remoção cirúrgica de áreas delimitadas de pele.
Como são as consultas e as intervenções?
As consultas desta especialidade são realizadas semanalmente e as cirurgias são sempre realizadas em ambiente hospitalar externo, para asseguramos as melhores condições e segurança para os nossos pacientes. O serviço da Clínica Liberty, inclui todo o procedimento, internamento e consultas posteriores necessárias ao acompanhamento de pós-operatório de cada quadro clínico.
Abdominoplastia
A Abdominoplastia é levada a cabo sob anestesia general ou epidural. Realiza-se num bloco operatório adequadamente equipado e dura entre 2 a 3 horas. Existem diversas técnicas a aplicar, em função do caso, situação que será explicada de forma clara a compreensível pelo nosso médico-cirurgião. Habitualmente, a incisão realiza-se acima da região púbica, o que deixará a cicatriz debaixo da roupa interior ou fato de banho.
A pele é libertada, esticada e a parede muscular restaurada. Requer um internamento de 1 dia.
Abdominoplastia
Recomendação médica
A abdominoplastia ou lifting abdominal é uma intervenção cirúrgica indicada para pessoas que, não sendo obesas, apresentem uma acumulação de gorduras, excesso de pele e relaxamento dos músculos da parede abdominal, que não melhoram com a dieta nem com o exercício.
Também é indicada para um descolamento abdominal que pode aparecer depois de um aumento e uma perda de peso posterior.
É muito frequente indicar a intervenção a mulheres que já tiveram um ou mais filhos.
Antes da intervenção, o cirurgião plástico avaliará o aspeto local do abdómen – acumulação de gordura, estado da pele e relaxamento da musculatura, assim como o estado de saúde do paciente.
Resultados
O período de internamento poderá ser de 12 a 24 horas.
O paciente deverá utilizar uma cinta especial durante as primeiras semanas de pós-operatório, que aliviará a dor e a natural inflamação abdominal.
É adequado fazer algum repouso, seguindo sempre as indicações dos nossos médicos-especialistas. O Cirurgião Plástico fará o acompanhamento do caso nas consultas de pós-operatório expressamente incluídas para esse efeito.
Os resultados costumam ser muito satisfatórios e permanentes. Aconselha-se o paciente a manter o seu peso e uma alimentação cuidada para a obtenção dos melhores resultados.
FAQS
Vão ficar marcas?
No que se refere às cicatrizes à volta do umbigo e abdómen inferior tendem a melhorar muito com o passar do tempo.
Há que ter em conta que a cicatrização depende muito das especificidades da pele de cada pessoa e de aspetos externos, como, por exemplo, o tabaco, por isso é muito importante deixar de fumar semanas antes da intervenção para facilitar a cicatrização dos tecidos.
Regra geral, as cicatrizes desta intervenção localizam-se em zonas discretas, como o baixo-ventre, pelo que não serão visíveis com o biquíni, fato de banho ou calções de homem.
Quanto tempo leva a recuperação?
Dependerá do estado físico do paciente antes da operação. Há pessoas que ao fim de 1 semana estão de volta à rotina, sem esforços físicos. Há outras que podem demorar um pouco mais.
É muito importante a pessoa seguir as indicações do especialista relativamente aos cuidados de pós-operatório, para facilitar e reduzir o tempo de recuperação.
E se quiser ter mais filhos?
Uma futura gravidez em pacientes do sexo feminino poderá levar a uma perda da definição da zona abdominal, obtida com a cirurgia.
Mas o facto de a pessoa ter sido operada não constitui qualquer impedimento para uma futura gravidez.
Doutor Rodrigo Brigato, PhD, Cirurgião Plástico
O Doutor Rodrigo Brigato é Médico-Cirurgião Plástico, OM 63174 - Portugal, Secção Regional Sul.
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, em 1997. Concluiu o Internato de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela mesma Universidade em 2003.
Médico-especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica N° 90869 - Brasil - AMB e MEC, desde 2003.
Fellowship em Cirurgia Plástica na Università degli Studi di Milano, Itália, em 2008 e na Université de Montréal, Canadá, em 2010.
Concluiu o Doutoramento pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, em 2006. Pós-Doutorado pela mesma Universidade em 2010.
MBA Executivo em Saúde na Fundação Getúlio Vargas, Brasil, concluído em 2013.
Foi Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto, Brasil , de 2010 a 2020.
Médico-especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética - Colégio da Especialidade, Ordem dos Médicos - Portugal, desde 2017.
Pós-Graduação pela Escola de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, concluída em 2022.
Áreas de Diferenciação do Prof. Dr. Brigato:
Mama: correção de volume, posição e assimetria
Contorno corporal: abdómen e lipoaspiração
Face: pálpebras, lifting, nariz e orelhas
Outras áreas: tumores cutâneos, procedimentos minimamente invasivos.
Consultas realizadas em: português, inglês e francês.